sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Reconstruindo

Tenho ido bastante à São Luiz. Participei de uma reunião hoje, discutindo um projeto de elaboração de um pequeno jornal quinzenal no município que falará de tudo o que está acontecendo na cidade. Logo em seguida, acompanhei o final de uma reunião de especialistas de diversas áreas que estão planejando a reconstrução do município. A reunião me rendeu alguns ganchos para meu trabalho de conclusão de curso, e consegui, inclusive, conversar com a prefeita.

Aproveitando o assunto, deixo aqui o endereço do meu novo blog, que será destinado a relatar o dia-a-dia na produção do meu trabalho de conclusão de curso. O endereço não é definitivo, mas é fácil de se decorar, e talvez fique assim mesmo.

www.slp-2010.blogspot.com

Apesar dos apesares, as coisas estão dando certo para mim, principalmente neste trabalho. E eu quero que assim seja até a criação do produto final, para que o município receba uma contribuição documental decente feita por mim.

Continuo contente vendo a solidariedade dos outros com o município. No entanto, chegou o momento em que parte dessa solidariedade está atrapalhando! A prefeita Ana Lucia já publicou há algum tempo no site do município um comunicado oficial pedindo a suspensão da doação de roupas e alimentos. Estes não param de chegar.

Hoje, na reunião, ela afirmou que as doações continuam chegando independente do comunicado, e citou um dos exemplos que, infelizmente, atrapalham. "Um caminhão veio ontem do Rio de Janeiro lotado de roupas, independente do meu pedido de suspensão de doações. E eles nem avisaram que viriam! Não havia como negar a doação, mas já estamos lotados, e o excesso de roupas está atrapalhando. O ginásio está lotado, as crianças não podem jogar mais bola lá, e é trabalhoso fazer a triagem do que é doado, de tanta coisa que temos estocada. Precisamos despachar isso, as pessoas não precisam mais de roupas. Cogitamos até doar essas roupas para o Haiti, mas não há interesse nisso, pois afirmaram que o custo do transporte seria alto."

E não faz poucos dias que esse comunicado foi publicado. Eu vou espalhar a informação pelas comunidades do orkut afirmando que não há mais a necessidade de se doar roupas, e sim utensílios domésticos. Como dito no site da prefeitura, as pessoas estão começando a retornar a suas residências, e precisam ao menos do básico para poderem viver, na medida do possível, por conta própria.

Segue os endereços do comunicado, e do pedido dos itens de que a população carece no momento.

http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/mensagem_imprensa.pdf

http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/doacao.htm

Aconselho uma xeretada pelo site, e para quem puder, que faça doações para o município, mas que sejam as doações que realmente ajudarão.

A reunião de hoje discutiu diversos pontos, e houve inclusive a apresentação de um rascunho de projeto que prevê até um teleférico na cidade. Eu entendo que a cidade não será mais o patrimônio histórico de antes, por mais que os casarões sejam replicados, mas não sei se o município precisa virar um parque de diversões para reviver.

Havia extensas pontes, dentre outras coisas que se vê em cidades grandes. Parecia que uma das pontes passaria por cima do bairro em que eu vivi, Verde Perto. Para mim, isso já desqualifica a ideia. Uma ponte que passará por cima de casas? Se houver algum problema com a ponte, a casa será prejudicada. Uma ponte que passará por cima das casas não permitirá que o sol continue batendo nas residências. Algumas delas serão regadas de sombra o dia inteiro. Apesar do calor que passamos atualmente, acho que não é válido fazer uma casa ficar na sombra o dia inteiro, inclusive pelo fato de isso prejudicar o que há no interior.

De qualquer maneira, ideias são sempre bem-vindas. Deixemos que os especialistas deem suas ideias, independente das utopias que vez ou outra aparecerão. Enquanto isso nós, meros mortais, continuamos tentando ajudar a cidade como podemos.

Um comentário: